domingo, 15 de novembro de 2009

Comunidade no orkut

Resolvi criar uma nova comunidade no orkut com vistas a discutir e entender o pensamentode Espinosa. Por qual motivo criar mais uma comunida? Nas comnuidades existentes encontro muito comercial e post que não tem nenhuma relação com a filosofia espinosana. Assim, me proponho a fazer uma comunidade com uma moderação ativa, a fim de organizar melhor as discussões para que elas proliferem.

eis o link:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96173955

sábado, 14 de novembro de 2009

Causa sui : fruição infinita do ser

Deus é causa de si, dessa tese de Espinosa parece resultar que se Deus é causa de si ele existiu antes dele mesmo para poder causar a si mesmo; por outras palavras, é como se um efeito fosse capaz de produzir sua existência antes mesmo de existir. Entretanto, as coisas não são bem assim. O texto espinosano nos oferece alguns elementos que invibializam a ideia de que haveira uma sucessão temporal operando no conceito de causalidade de si mesmo. vejamos:

Por causa de si entendo aquilo cuja essência envolve a existência; ou por outras palavras, aquilo cuja natureza não pode ser concebida senão como existente (EID1).


À natureza daquilo que não pode ser concebido senão como existente pertence o existir (EIP7); disso resulta, que sua definição “deve envolver a sua existência necessária, e, por conseqüência, é somente da sua definição que se deve concluir a respectiva existência” (EIP8, esc.). A coisa eterna será entendida como “a própria existência enquanto concebida como seqüência necessária da própria definição” (EIP8).

Portanto, podemos dizer que ser causa de si equivale a ser eterno, isso implica em não poder “ser explicada pela duração ou pelo tempo, ainda que se conceba a duração sem começo e sem fim” (EID8), o que, por si só, impede a interpretação da causa de si como se se tratasse de uma relação entre dois termos realmente distintos num espaço de tempo em que se daria o surgimento de algo por meio de uma relação causal sobre si mesma. Nem duração, nem temporalidade, a causa de si deve ser entendida como “eternidade, isto é, como fruição infinita do existir (existendi), ou, para usar um barbarismo, como fruição infinita do ser (infinitam essendi fruitionem)” (Carta 12, p.382).

Deus é eterno (EIP19), causa de si, sua existência e essência são uma e a mesma coisa (EIP20), sua potência é sua própria essência (E1P34); assim, eternidade, causa de si, existência, essência e potência se equivalem em Deus. Podemos, então, precisar o barbarismo apresentado na carta 12. Quando Espinosa diz que a eternidade é a fruição infinita do ser e do existir, o que se quer dizer é que “Deus não pode ser dito fruir da existência, porque a existência de Deus é o próprio Deus, e também sua essência” (CM, p.24):


Entendemos, pois, por vida a força pela qual as coisas perseveram em seu ser, e, como essa força é distinta das próprias coisas, dizemos propriamente que as coisas têm vida. Mas como a força pela qual Deus persevera em seu ser nada mais é do que sua própria essência, falam bem aqueles que dizem que Deus é a vida (CM, p.30).


Essa relação entre Deus ser a vida e as coisas terem vida pode ser transposta para a questão da existência de Deus e a relação que ela apresenta com as demais coisas: Deus é a existência ou o próprio existir , as coisas, que dele se seguem, têm a existência que dele recebem.

(Cleiton Zóia Münchow)