domingo, 28 de fevereiro de 2010

Novidade no blog: Tese de Juliana Merçon

Para os interessados em filosofia da educação e Espinosa sugiro que confiram na seção de teses a tese de Juliana Merçon, cujo título é "Aprendizado ético-afetivo: uma leitura spinozana da educação".

RESUMO

No aprendizado daquilo que nos constitui; do que nos afeta aumentando ou diminuindo nossa potência; move-se o próprio devir da ética; isto é; a passagem de um existir passivo a um viver ativo; ou; ainda; a conversão de nossa servitude em liberdade. A ética pensada como um aprendizado afetivo implica a atenção à singularidade que nos define e; por este e outros motivos; distingue-se dos processos educativos formais; os quais sustentam-se; fundamentalmente; através de poderes morais; universalizadores. Investigar como vários aspectos que participam de um aprendizado ético-afetivo divergem ou se aproximam do atuar da educação é a principal tarefa a que este estudo se dedica.

5 comentários:

  1. Realmente uma ótima leitura! Quando ela lançou este livro eu conversei com ela por e-mail, uma grande pessoa! Este livro é fantástico, algo totalmente inovador aqui no Brasil, aliás, não só por aqui. Eu estava pensando numa relação entre Espinosa e a Educação, no entanto não encontrei nenhum livro que fizesse este paralelo para que eu pudesse começar as pesquisas. Foi, então, quando saiu este livro da Juliana Merçon, que realmente me surpreendeu.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Cleiton:
    Inicialmente, tenho que te fazer um pedido: "reaqueça" este espaço... e, também, o Orkut. Continuamos precisando de mais blogs spinozanos de conteúdo.
    Sobre o post, especificamente, eu iria justamente citar que o nosso amigo Guilherme já conversara comigo sobre o livro. Aliás, não exatamente sobre o livro, mas sobre o lançamento dele. Este se deu aqui no Rio, na Uerj, próximo ao Maracanã. Infelizmente, eu não consegui estar presente... e, por isso, não pude atender a um pedido do amigo, que desejava um exemplar autografado. De qualquer forma, certamente ele conseguiu recebê-lo depois, através da "rede filosófica de amigos" e pode proceder à leitura.
    Como ele já escreveu acima - e, aliás, já tinha me dito -, o trabalho parece desbravar um caminho, senão inédito, pouquíssimo explorado, que seria a relação entre Spinoza e a Educação.
    O resumo deixa transparecer realmente um livro muito interessante... o que só pode se confirmar com o "aval" de nosso amigo Guilherme.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    estou fazendo máximo para reativar o blog e a comunidade no orkut, aliás, tenho pensado muito sobre a questão que vc deixou lá na comunidade, mas não me sinto com coragem para respondê-la, talvez por ser um problema que muito me diz respeito. O meu maior problema tem sido a falta de tempo, estou ministrando muitas aulas e isso prejudica o restante de minha vida! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Parabéns pelo blog e pela dedicação ao grande Spinoza. Conheça os meus blogs:
    www.imperativocientifico.blogspot.com
    (divulgação científica) e
    www.petalasesepalas.blogspot.com

    Abraço
    Rafael

    ResponderExcluir